Curiosidade sobre o valor da comunicação para os novos negócios


Conhecimento nunca é demais! Em nossa jornada como profissionais de comunicação, aprendemos muito e continuaremos a aprender porque o mundo está em constante evolução, ainda bem! Digo isso, porque o Coletivo nos estimula a compartilhar nossos conhecimentos sobre comunicação e, ao mesmo tempo, reconhecer que há novidades a serem estudadas e compreendidas.

Foi assim que nasceu o projeto de uma pesquisa dedicada a entender a evolução da comunicação, principalmente para os novos negócios, aqui compreendidos como as iniciativas de empreendedores e startups. Nosso objetivo é entender as necessidades dos novos mercados e em qual momento o processo de comunicação aparece na vida dessas empresas.

Para sua implantação, cotamos com a parceria da Somar Pesquisas e da MaturiJobs (https://www.maturijobs.com/), a primeira plataforma de trabalho e desenvolvimento para pessoas acima de 50 anos do País, com mais de 80 mil profissionais cadastrados.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, com questionário de autopreenchimento composto por questões fechadas. O link para participar da pesquisa foi enviado, por meio de newsletter eletrônica, a 10.024 empreendedores cadastrados na MaturiJobs cuja atividade tem CNPJ. A amostra foi de 433 entrevistas. O perfil dos respondentes é de empreendedores em fase de planejamento do negócio (6%), de startups (16%) ou de empresas estabelecidas (66%), mais da metade há cinco anos. Dois terços são do sexo masculino e têm entre 50 e 60 anos. E 79% das empresas estão no setor de serviços, especialmente consultorias.

Os empreendedores e as startups de maturis (50+) dão importância à comunicação para seus negócios, mas não fazem investimentos suficientes para falar com seus públicos. Pesquisa inédita, realizada pelo Coletivo Pro Comunica, em parceria com a Somar Pesquisas e a MaturiJobs, mostra que 96% dos entrevistados a consideram importante, mas apenas 40% investem em comunicação.

Dos que investem, mais de 70% desenvolvem a comunicação de seu negócio sozinhos, sem consultar profissional especializado. Os serviços profissionais são contratados por 34% dos empreendedores: 15% contrataram agência de comunicação, 15% trabalharam com free lancers, e 4%, com agência de publicidade (respostas de múltipla escolha).

Os meios digitais predominam no relacionamento com clientes, parceiros, investidores e outros públicos. Os canais preferidos são WhatsApp (67%), Facebook (66%), Linkedin (55%), site (49%) e Instagram (47%).

Dos que não investem em comunicação, 77% pretendem fazer isso, mas só 9% pensam em contratar algum serviço no curto prazo.

Acreditamos que esses resultados devem inspirar profissionais de comunicação, que, assim como nós, estão aprendendo e compartilhando suas experiências para ajudar as marcas, principalmente de startups e empreendedores, a se comunicarem melhor.

Recomendamos aos empreendedores ter uma narrativa única e coerente, que traduza o propósito do negócio. Este é o papel da comunicação e é de extrema importância que seja feita de forma criativa e profissional, de acordo com uma estratégia e com conexão ao seu objetivo. Quem tiver interesse em conhecer esse estudo com mais detalhes, estamos à disposição para apresentá-lo. É só nos chamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...