A presença figital – conhecimento em comunicação a favor do seu negócio


Quem tem um negócio já cuida de sua presença física. Mas não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa afirmar “eu não tenho necessidade de investir no digital”, afirma Patricia Bernak, pesquisadora da economia criativa e fundadora da Ih Criei. Ainda mais com uma pandemia que afastou as pessoas dos pontos de consumo.

Passamos a chamar a integração entre o meio físico e digital de Figital, que nada mais é do que a união das presenças de uma marca e que potencializa a experiência dos seus clientes ou consumidores. Trata-se de uma nova abordagem, pela qual empresas, sobretudo as que atuam no varejo, se propõem a oferecer mais que produtos. Oferecem experiências memoráveis.

Isso vai ao encontro de outro conceito, o de omnishopper, que é uma maneira de se referir ao cliente omnichannel, destacado logo no início deste artigo. Sendo assim, quando uma marca se propõe a ser figital, ela amplia a superfície de alcance do negócio, pois transita entre ambientes distintos, porém conectados. A tendência é que o consumidor tenha cada vez menos a distinção entre marcas físicas e digitais, e passe a compreender a operação de forma fluida, isso se a comunicação da marca for assertiva e com esse objetivo.

Uma prova disso vem de uma pesquisa da Maplink: 73% das pessoas usam uma variedade de canais antes de comprar. Elas podem, por exemplo, fazer uma pesquisa no Google, em que obtêm o número do WhatsApp da empresa, pelo qual acessam seu catálogo de produtos e planejam a compra em uma loja física.

Ser figital implica adotar soluções que permitam não só atrair, como manter o cliente envolvido do início ao fim sempre que ele tomar uma decisão. Mais ainda, nesse processo, é essencial que sua marca consiga fornecer a ele subsídios e informações que o levem a decidir pela compra. E para acertar na comunicação da sua marca, criamos o método MarcAtiva, com oito passos que estabelecem o posicionamento de sua marca e a conversa que sustenta a decisão de compra do seu produto ou serviço.

Vamos iniciar essa jornada da sua marca? O Coletivo Pro Comunica coloca à sua disposição o serviço de mentoria, ou seja, uma orientação bem focada, feita por profissionais de larga experiência em comunicação. Muitas vezes quem empreende precisa de conhecimento especializado para dar conta de todas as demandas do negócio. E o nosso é a comunicação! É por meio dele que a MarcAtiva acontece.

Não se pode esperar bons resultados nas vendas quando a marca não está preparada para atender às expectativas de clientes tão ativos digital e fisicamente. Cuidar da presença figital de forma estratégica e integrada trará escalabilidade nas vendas e aumento no lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...