Já ouviu falar sobre Realidade Figital?


A Euromonitor International, uma empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores, empresas, economias e consumidores do mundo todo, define a Realidade Figital como um modelo híbrido formado pelos mundos físico e virtual, em que os consumidores podem viver, trabalhar, fazer compras e se divertir, fisicamente e online. Nada mais real do que acontece hoje.

A importância da presença digital para as marcas

Mais de 4 bilhões de pessoas usam internet todos os dias. No Brasil, 70% da população faz uso da internet para realizar as mais diferentes buscas. Só nas redes sociais, são 140 milhões de brasileiros interagindo todos os dias.

Esse universo de clientes pode ser atingido pela sua marca com uma boa estratégia de presença digital. Isso envolve a forma com que a sua empresa se comunica e se relaciona com os diversos públicos com os quais tem contato nos meios digitais, da internet às redes sociais.

Também podemos definir a presença online como a maneira pela qual  as pessoas veem uma marca. Isso porque não basta ter um site e várias páginas em redes sociais para ter uma boa presença na web. É necessário atrair, envolver e engajar o público da sua organização, despertando uma percepção positiva em relação à sua marca.

Uma vez que a sua empresa esteja aberta e operando, ela tem algum tipo de presença online, mesmo que não seja intencional. Isso significa que seu público falará sobre a sua marca, de forma positiva ou negativa, dependendo da experiência. Uma estratégia de comunicação voltada para a presença digital fará com que você, empreendedor, tenha influência sobre as manifestações de seus clientes.

Presença digital passiva é aquela que acontece sem que tenhamos influência sobre ela. Imagine que você cria um site institucional e deixa ali, quietinho, sem atualizações ou qualquer trabalho de publicidade online. As pessoas que entram em contato com a sua marca dessa forma fazem uma ideia própria sobre a sua empresa. Em outras palavras, você não influencia a opinião delas.

Presença digital ativa, por outro lado, é aquela que é trabalhada por uma equipe de comunicação. Ela tem objetivos concretos e faz uso de estratégias de marketing digital para atingir esses objetivos. A presença digital ativa tem muito mais chances de trazer resultados para a sua empresa, portanto, é mais valiosa.

Construir a presença digital de sua marca exige um trabalho prévio de planejamento. Por isso, nós desenvolvemos a MarcAtiva, um método prático em oito passos, acessível para o pequeno empreendedor e novos negócios. Com a MarcAtiva você planeja sua comunicação de forma ativa, mantém diálogo com seu público e realiza mais negócios!

Em 2020, desenvolvemos o e-book A melhor comunicação para novos negócios que está a sua disposição para download aqui. Aproveite todas as recomendações e tenha uma comunicação cada vez melhor para sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comunicar bem o seu negócio

O empreendedorismo cresce a um ritmo acelerado no Brasil, mesmo com os desafios da crise econômica provocada em grande parte pela pandemia d...