2019. O que dizer deste ano?



Resultado de imagem para fotos incríveis

É natural refletir sobre essa questão, diante do fechamento de um ciclo de 12 meses, curto para muitas coisas e longo para tantas outras. Como desabafo e, plagiando o “rei”, foram tantas emoções... 
Acredito que ninguém duvide da grande mudança que estamos vivendo. Uma nova lógica de valores, de sentido para o que se faz, de visão de mundo e de sociedade. Nessa maré, embarquei na onda da cocriação, do construir soluções de forma colaborativa com outras três colegas de profissão. Há mais de um ano, sou mentora do Coletivo Pro Comunica, dedicado a compartilhar conhecimentos sobre comunicação para os novos negócios. A convicção de que nosso propósito é nobre se manteve. A grande diferença são as abordagens para o tema comunicação, que consideramos fundamental para o sucesso empresarial.
Para não agirmos dirigidas unicamente pelas nossas crenças, aplicamos uma pesquisa sobre o valor da comunicação para empreendedores. Ouvi-los confirmou preferencias e curiosidades, como empreendedores maduros criando startups e que o investimento nas redes sociais é prioritário e presente na maioria dos novos negócios. Ou seja, o caminho para a inovação e a transformação digital que impacta os mercados, independe de idade cronológica. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer, já dizia Geraldo Vandré.
O acesso a plataformas e aplicativos, ao mesmo tempo que facilita a comunicação, mascara a real capacidade de uma marca se posicionar. Marcar presença on e off line parece fácil, mas exige profissionalismo e domínio de técnicas. Ou seja, é preciso ter experiência e vivência profissional. Repertório vale ouro para gerar conteúdo relevante. Desta forma, nos sentimos empoderadas para orientar marcas para bem se comunicar. Fomos e continuaremos incansáveis na descoberta de reais oportunidades de sermos uteis para se trabalhar imagem e reputação. E sem receio de interagir com novas tecnologias, disruptivas e desafiadoras. Porque, se há uma certeza, é de que tudo mudou e que neste ano, a intensidade desta mudança foi ainda maior.
Por isso meu convite é: escolha seu caminho para um 2020 promissor. Invista em comunicação para sua marca e valorize o conhecimento de profissionais da área, assim como o Coletivo Pro Comunica.
Claudia Cezaro Zanuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...