Empreender em Comunicação: os desafios do mercado


Nossa mentora, Claudia Cezaro Zanuso foi uma das debatedoras no webinar de 25 de março promovido pela Knewin (https://www.knewin.com/), convidada pela sua experiência como empresária na área de comunicação. “O que antes era ‘carreira solo’, hoje se chama empreender”, disse ela, que começou sua trajetória há 30 anos. Foi por uma oportunidade, revestida de ousadia e vontade de ter seu próprio negócio, que decidiu trabalhar por conta própria, após cinco anos de formada.

  




O mundo do empreender exige que se faça uma série de análises criteriosas de mercado de atuação, concorrência e público-alvo, entre outros aspectos. No segmento de comunicação, isso não é diferente. E, com a pandemia, algumas pessoas buscam alternativas para gerar renda e as oportunidades são inúmeras na prestação de serviços em comunicação – do off ao online.

  


 

Mesmo em um ano desfavorável para a economia, sem falar na saúde, observamos novidades e surgimento de serviços adequados às necessidades de uma comunicação mais próxima, afetiva e pessoal. As redações jornalísticas, as empresas e as redes sociais competindo por atenção das audiências tornam o mercado cada vez mais dinâmico, valorizando estruturas próprias como micro agências, agências boutique ou de nicho – com foco bem específico – ou eugências, como alternativas para se empreender.

  


 

Nossa recomendação para os empreendedores e empreendedoras é que pensem no Propósito de seus negócios. Não à toa, esse é o 1º passo da plataforma Marcativa, desenvolvida pelo Coletivo Pro Comunica, sobre a qual você encontra informações completas aqui neste blog.

Em seguida, é hora de criar a marca, pensar no posicionamento, definir perfil de clientes e outros públicos de interesse, marcar presença física e digital, para depois se consolidar e expandir o negócio. Porque a gente sempre pensa positivo e deseja que dê certo!

 


Agora, se começar e perceber que os resultados não estão aparecendo, mude a rota, revise seu plano. Com a nova economia e as startups, aprendemos que errar faz parte do risco. O fundamental é agir rápido, ter consciência de seu negócio. Para isso, gestão é tudo!

Só em 2020, o Brasil teve um saldo positivo de mais de 2 milhões de novas empresas abertas, conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia.

  


Quando falamos em empreender em comunicação, é comum encarar diversos obstáculos para desenvolver e evoluir nos objetivos do negócio, que envolvem aspectos financeiros, profissionais e, em alguns casos, pessoais. Bruno Pinheiro, da ABStartups e à frente da agência que fundou, a PiAR Comunicação, que também participou do webinar, recomenda os seguintes livros para se preparar para empreender. Sempre há muito trabalho por trás do serviço oferecido, muito aprendizado e, principalmente, um olhar voltado à inovação para se destacar no mercado.

O link da gravação do webinar para que vocês possam assistir na íntegra é: https://youtu.be/P7GYKiZfymU

Serviço:

A Knewin, que completa dez anos de atuação em 2021, reúne especialistas para falar como é a visão empreendedora no universo da comunicação, quais são os ganhos da atuação como empreendedor, os principais desafios na criação de novos negócios ou do trabalho autônomo; como usar a tecnologia para otimizar processos e fortalecer os resultados da gestão de marcas e como empreender em comunicação e viabilizar parcerias vantajosas para a carteira de clientes e para o networking. Fundada em Florianópolis em 2011, tem como missão democratizar o acesso à informação a partir de tecnologia de ponta. É a maior empresa em faturamento de PRTech da América Latina é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...