Comunicação que transforma o empreendedor e seu negócio


Mais do que nunca, sentimos neste momento o que quer dizer um mundo em constante transição. Nada é como ontem e o amanhã é cercado de incerteza. Por essa razão, temos que ser resilientes, usar a tecnologia e, ao mesmo tempo, nos basear naquilo em que acreditamos. O Coletivo Pro Comunica está aqui para ajudar novos empreendedores a alavancar seus negócios no momento de empreender num ambiente novo, com uma comunicação estratégica, acessível e escalável. Agora é a hora de falar de sua marca, de comunicar o seu empreendimento. 


Para isso, siga os oito passos que compõe a plataforma MarcAtiva, criada pelo Coletivo Pro Comunica:

  1. Propósito
O que sua marca constrói para um mundo melhor? Responder a essa pergunta é reunir seu talento com algo que as pessoas necessitem. Assim, você terá um propósito claro e bem definido.

  1. Marca
Para que ter uma marca? A marca da empresa é mais do que a sua representação. É sua identidade e sua personalidade. Ela entrega o propósito via imagem, produtos, serviços e narrativa. Marca é a soma de todas as imagens que nos vêm à mente acerca de um negócio.
  1. Posicionamento
O que é posicionamento? É a maneira como a empresa se apresenta, ou seja, o que a torna única e permite se destacar dos concorrentes. Portanto, é fundamental ter um discurso coerente, que traduza o propósito da empresa e no que ela acredita.

  1. Clientes e outros públicos
Por que falar de públicos? Quem compra de você é seu cliente. E todos aqueles que não compram são outros públicos que influenciam sua marca, porque todos se comunicam o tempo todo. Seja de uma forma ou de outra. Isso torna ainda mais importante comunicar-se de maneira adequada.

  1. Presença física e digital
Como os outros sabem que você existe? Para se mostrar há muitos caminhos, canais e ferramentas e você tem que avaliar o que é melhor para sua empresa e sua comunicação. Os meios são muitos e devem ser usados de forma planejada, com uma linguagem coerente.

  1. Consolidação
O que mede o sucesso de uma empresa? Por meio do nível de consciência que o público tem da marca. Vai além de um serviço, um produto ou uma boa publicidade para consolidar a força da marca. É preciso um conjunto de ações ininterruptas, para superar crises e exposição à opinião pública.
  1.  Expansão
Em que momento ampliar os negócios? Para decidir expandir a marca, é importante analisar o mercado, desenhar um plano de negócios e pensar no perfil dos clientes, para identificar se preferem sua marca aberta a todos ou exclusiva em um nicho. Algumas empresas optam por expandir a sua marca rapidamente, enquanto outros procuram sucesso a longo prazo.

  1. Reputação
O que é reputação? É o vínculo emocional que promove a predisposição favorável em relação à marca, segundo o Reputation Institute. Leva tempo para ser construída, mas pode ser destruída rapidamente. É fruto da comunicação da marca e da experiência do cliente. A reputação representa, segundo estudo da Universidade Oxford, 40% do valor de mercado de uma empresa.

Alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail coletivoprocomunica@gmail.com e nos siga pelo    https://www.instagram.com/coletivoprocomunica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...