Comunicação que ajuda


Olá, eu sou uma das Coletivas do Pro Comunica, cujo propósito é compartilhar conhecimento sobre comunicação, a fim de inspirar novos negócios a se relacionar com os seus diversos públicos. Imbuída dessa nossa “causa”, quero conversar com você, empreendedor ou CEO de startup, sobre o papel da comunicação para seu negócio. Que não é pequeno, não. Pelo contrário. É muito relevante, senão decisivo para o sucesso de sua iniciativa.

Ao elaborar sua proposta para o mercado, é preciso pensar sobre a imagem que ela vai ter. Como o seu negócio passará a ser reconhecido pelos outros, principalmente investidores e clientes. É fácil entender isso. Um aplicativo como o Uber, que revolucionou o mercado de mobilidade urbana, chegou trazendo a novidade em uma marca clara e bem definida, que facilmente a gente reconhece como ícone do serviço.

Ao ler uma entrevista recente feita pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios com Thiago Correia, CEO e cofundador do Top2You, reforçamos o olhar do Coletivo Pro Comunica ao saber que entre os temas mais frequentes das conversas com mentores está a comunicação. Por um motivo simples: a comunicação permeia todas as relações de um organização com seus públicos, desde o início. Afinal, existimos para isso! Nós estamos focadas em atender a demanda de empreendedorismo que se apresenta na nova economia.

Portanto, dê a largada em seu plano de comunicação estudando a imagem que melhor representa o seu projeto. Esse passo já foi abordado no artigo da coletiva Monica Deliberato sobre Identidade Visual neste blog.

O segundo passo é criar a identidade verbal, ou seja, como você se expressará com seus públicos, a partir de qual narrativa. É nesse momento que você apura seu pitch, definindo as mensagens-chave e o posicionamento de seu negócio. E com o conteúdo em mãos, começa a disseminá-lo em vários canais. Os mais intuitivos e imediatos, hoje, são as redes sociais e a própria web. Mas não faça nada aleatoriamente. Evite agir somente pela intuição. Procure aconselhamento de profissionais, como nós do Coletivo Pro Comunica, para ajudar você na estratégia de comunicação.

Sugerimos a você, que está começando, o Coletivo Experience, um atendimento do Coletivo Pro Comunica composto por duas horas de conversa orientada sobre o que fazer para comunicar seu negócio. E por aí seguiremos juntos...

Pela nossa inquietação, entusiasmo, convivência e conexão podemos inspirar você!

@Claudia Cezaro Zanuso
#coletivoprocomunica
#coletivoexperience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...