A EESC Jr, a Comunicação e o Empreendedorismo com Marcela Rampani

A terceira Live Pro Comunica começou com a fala da mentora do Coletivo Pro Comunica Monica Deliberato, que observa a crescente onda de empreendedorismo em nosso país. “No Coletivo, a gente entende que a forma como se trata a comunicação deve ser facilitada para o empreendedor. Foi aí que nasceu o conceito da plataforma MarcAtiva. E para torná-la digital, conhecemos a EESC jr.”, afirmou. Para Monica, o empresário precisa do suporte dos universitários para trazer inovação ao seu negócio.

Conhecendo a EESC jr.
Somos estudantes de engenharia, arquitetura e tecnologia e trabalhamos em uma empresa júnior, totalmente formada por estudantes, explica Marcela Rampani, nossa entrevistada.

“Fazemos parte de uma rede de empresas juniores em todo o País. Nossos diferenciais são a qualificação da faculdade, estar em contato com o cliente, trabalhando a sua jornada dentro da universidade. Para quem nos contrata, temos o apoio dos professores e o acervo de materiais à disposição para entregas com qualidade. E o melhor: nossos preços são abaixo do mercado!”

Missão
Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

Visão
Brasil em rede: fortaleceremos a educação empreendedora no País, alcançando 27 federações, 600 empresas juniores, sendo 330 de alto crescimento.

Marcela explicou que a empresa júnior é multiengenharias. “Temos várias personas. Atendemos pequenos negócios, empresas maiores até um empreendedor individual ou alguém que deseja construir sua casa. Temos alguns parceiros, os dois mais renomados são a McKinsey e a Visagio. Fazem a gestão dos trabalhos da graduação e do atendimento aos nossos clientes.”

Clareza sobre o perfil dos públicos que desejamos atender

Os clientes chegam até a EESC jr. por estratégias de marketing ou por indicação de outras empresas juniores da rede. “No marketing, que é minha área, trabalhamos conteúdo para o blog e o site e investimos no Google Ads. Nas redes sociais, marcamos presença para que nossa marca seja conhecida. Com certeza são de extrema importância para vendas e para o desenvolvimento dos serviços. A gente investe muito. Nós nos esforçamos nisso. As pesquisas na internet geram negócio.”

Entretanto, a EESC jr. enfrentou problemas no começo da pandemia, como por exemplo, a área de engenharia ambiental por não ser prioridade neste momento. “Os ensaios de laboratório estão parados também. Então revisitamos nossa carta de serviços, fomos observar o mercado para levantar as ‘novas’ necessidades dos clientes.”

“Nosso o atendimento ao cliente começa pela coleta de informações e formulamos algumas ideias simplificadas sobre ele. Nosso gerente de negócios faz o primeiro contato para direcionamento e diagnóstico. É a fase em que identificamos as dores em detalhes. Montamos a proposta, junto com a nossa área de projetos. Uma vez apresentada a proposta, entramos na fase de negociação até o contrato. Montamos uma célula de trabalho com vários profissionais. O líder de projetos (LP) mantém a comunicação com o cliente, até a entrega final.”

“Posso citar o case da Óleo Ponto, cujo sonho era criar uma startup para coleta de óleo usado. O ponto de coleta é uma máquina, que foi desenvolvida por nós. O cliente ficou bem satisfeito”, contou Marcela. “Nesta semana tivemos a efetivação de membros da EESC jr. nessa empresa. Isso serviu de exemplo e estímulo para nossos trainees.”

Marcela pensa que a comunicação é de extrema importância. Na conquista do cliente e no atendimento a ele. É o que faz com que a jornada do cliente seja bem sucedida. “Prezamos pela comunicação durante todo o projeto até a sua fidelização.”

Empreendedora de si mesma

Marcela está no 3º ano de engenharia civil e se interessou pela vaga de marketing da EESC jr. “Sou proativa, fiz cursos online, pesquisei, estudei e recebi ajuda dos estudantes que já estavam na empresa júnior.” Para se comunicar é necessário ser efetivo. Não dá para começar do nada, sem ter conhecimento. Comecei sozinha, mas busquei informações sobre comunicação. Todos somos comunicadores, mas é interessante desenvolver habilidades de comunicação. A execução não é fácil. Vejo necessidade de compartilhar com profissionais da área, por isso a proposta do Coletivo é tão bacana! Assim, o empreendedor pode fazer a gestão de seu tempo e dar conta de todas as outras funções da empresa.”

A primeira venda não é a única

“Um outro cliente nosso é a Felipelli, uma consultoria em gestão de pessoas e que nos demandou o mapeamento dos processos da empresa. Mantivemos a comunicação com o cliente do início ao fim do projeto. A partir da entrega, fechamos mais três novas oportunidades de trabalho com eles. E a nossa líder de projetos preencheu a vaga de estágio na empresa cliente. Um sucesso!”

Para encerrar, Marcela deixou uma dica geral: “Aos interessados, aproveitem ao máximo o que entregamos pela vontade e qualificação que temos! Com certeza, nossas soluções podem alavancar os resultados da empresa. Se precisarem, estamos à disposição.”

Um comentário:

  1. Marcela e Monica vocês deram uma mensagem muito positiva para os empreendedores, valeu!

    ResponderExcluir

Como ter clareza na comunicação de seu negócio

Uma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes de acordo com o repertório de quem a recebe. Isso é fato. Por isso, quanto mais você...